Autoria de Patrícia e Maria Agudo (Disciplina de Estágio em Lazer)
Vamos juntos, aumentar esse acervo de brincadeiras que queimada. Escreva nos comentários ou me envie no @sourecreador.
QUEIMADA MALUCA
Seguindo as mesmas regras da queimada tradicional a variação está em que, ao invés de ter apenas uma bola em campo, haverá quatro ou mais bolas.
QUEIMADA REI OU RAINHA
Nesta os jogadores dos dois times devem escolher um "rei" ou uma "rainha", e sem revelá-lo ao time adversário, de maneira discreta todos terão que protegê-lo enquanto tentem “queimar” o time oposto, pois é o jogador que ao ser queimado, significará a derrota. Também uma variação deste jogo é escolher mais de um rei ou rainha.
DODGEBALL
Tendo como o mesmo objetivo da queimada, é um jogo com três bolas simultaneamente e não há uma área para os jogadores "queimados". Sendo uma variação popular nos Estados Unidos.
QUEIMADA CORINGA
A equipe escolhe um jogador do seu time que será o Coringa, ou seja, esse jogador não poderá ser queimado, pois, caso isso ocorra, termina o jogo. É importante frisar que a outra equipe não pode saber quem é o jogador Coringa da equipe contrária.
QUEIMADA DO REI
Formam-se dois times com número igual de participantes e uma pessoa de cada time é escolhida para ser o Rei (sem revelar ao time adversário). No jogo pode-se usar mais de uma bola. Sempre que alguém da equipe é queimado, a pessoa tem que se ajoelhar no chão e esperar até conseguir pegar uma bola. Se alguém do próprio time quiser dar a bola para ela jogar, tem que se ajoelhar em seu lugar. Ganha a equipe que queimar o rei adversário primeiro.
QUEIMADA DA SOMA
Durante o jogo tradicional de queimada, os jogadores que forem queimados juntam-se a equipe que os queimou, adicionando mais jogadores a essa equipe.
QUEIMADA DE GÊNERO
Menino só pode queimar menino e, menina só queima menina. Variação menino queima menina é menina queima menino. Interessante ter a mesma quantidade de meninos e meninas, em cada time.
QUEIMADA COM REDE
É colocada sobre a linha central do campo uma rede de tênis (ou algo semelhante), fazendo com que seja necessário dos jogadores um salto combinado com o arremesso. Atrás de cada “cemitério” é colocado um gol, que deve ser defendido pelos jogadores que já foram queimados. Os atacantes podem escolher entre “queimar” os adversários, ou tentar arremessar a bola dentro do gol.
QUEIMADA DAS CARTAS @tio.perucarecreador
Neste jogo temos 2 equipes e um baralho. O recreador inicia a atividade explicando o significado de cada carta aos jogadores. No jogo temos os seguintes personagens: *Rei: o mais importante, quem for o rei, não pode ser queimado, pois caso isso aconteça, a equipe adversaria ganha; *Imortal: imune ao queima, mesmo atingido pela bola, este personagem é protegido e não pode ser queimado; *Anjo: caso este jogador não seja queimado, ele pode a qualquer momento, ressuscitar 2 jogadores queimados, trazendo- os de volta ao jogo. Após explicar aos jogadores cada função, o recreador deve embaralhar as cartas, virar para baixo e assim, cada jogador pega uma, evitando revelar as funções a equipe adversária. Vence a equipe que queimar o rei primeiro.
QUEIMADA DE 4 CANTOS @tio.perucarecreador
Desta brincadeira, dividimos o campo e as equipes em 4, tendo pelo menos 6 bolas simultâneas no jogo. As equipes podem queimar qualquer integrante. Quando o jogador for queimado, deve sentar no chão e permanecer na brincadeira, tentando queimar as equipes adversárias. Vence a equipe que permanecer com o último integrante em pé.
QUEIMADA EM CÍRCULO @tio.perucarecreador
Os participantes em círculo tem um único objetivo. Queimar quem está dentro do círculo.
QUEIMADA AMEBA @tiapopcorn
O Recreador (a) vai jogar a bola para cima quem pegar a bola pode dar até 3 passos com a bola e arremessar a bola, se a bola acertar no amigo (a) o mesmo está queimo, a criança queimada deve sentar no chão, e só poderá voltar para o jogo se a bola for até ele, ou se a bola for até ele sem que alguma criança jogue de propósito (a queimada é individual), ou se a criança rele no amigo (a) sem tirar o bumbum do chão. O Recreador (a) durante a partida deverá dar alguns comandos para as crianças que estão queimadas. Ex: agora vocês podem andar de caranguejo, todas as crianças podem tentar se salvar relando no amigo (a) ou pegando a bola. Regras: básica da queimada comum, não poder fazer timinho, só pode andar de caranguejo, cachorro, sapo etc... Se o Recreador dar o comando.
QUEIMADA TERRITÓRIO @tiogravetorecreador Divididos em 4 times iguais (ou o mais próximo possível da igualdade em números), cada time ocupa 1 quadrado da área demarcada. O campo de jogo é um quadrado gigante, suficiente para ser divido em 4 partes iguais para posicionar as equipes de jogo. COMO JOGAR: Cada equipe inicia com uma bola e se posiciona em um único quadrado, ao sinal de start começa o jogo com o objetivo de “queimar os adversários para aumentar sua equipe o maior possível e mais rápido”. Cada adversário que é queimado passa se integrar a equipe de quem o queimou, diminuindo a quantidade das outras equipes e aumentando a sua. A equipe pode queimar qualquer um das outras 3 equipes. COMO TERMINA: Uma maneira é estipular um tempo de jogo e no final quem tem mais jogadores ganha em primeiro. Pode jogar mais de uma rodada ou estipular outra regra final.
ATENÇÃO: Se você deseja colaborar com esse post ajudando outros recreadores. Escreva nos comentários outra atividade que atualizo o post dando crédito para você.
Cleber Junior é Doutorando em Educação Física, com foco nos estudos da Recreação. Mestre em Ensino. Mentor de Empresas de Recreação e Recreadores. Palestrante do TEDx. No youtube com mais de 1.8 milhões de visualizações em seus vídeos. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil; Criador do curso online para empresários da recreação "O Caminho da Recreação de Sucesso" e da formação profissional online para recreadores "Escola de Recreadores de Sucesso". Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital. Cristão. Te Ensino a se Destacar e Faturar com Recreação. 🚀
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Tem também a Queimada Gol a onde os jogadores tentan a certar o gol sem invasão do território. Variação cones para queimar além do gol, todos valendo pontos.
Queimada em trios.
Dividir a galera em equipes de três pessoas, colocar coletes para diferenciar, uma cor para cada equipe. O recreador chama duas cores, equipes, e joga a bola para cima, a equipe que pegar inicia o jogo. A equipe de posse da bola deverá passar a bola entre si até conseguir queimar um adversário. A outra equipe deve fugir em um espaço delimitado. Detalhe, só quem estiver sem a bola poderá correr. Ao tocara bola e queimar alguém da equipe adversária elimina a equipe inteira, o jogo segue até chegar a uma equipe campeã.
*QUEIMADA TERRITÓRIO* Divididos em 4 times iguais (ou o mais próximo possível da igualdade em números), cada time ocupa 1 quadrado da área demarcada. O campo de jogo é um quadrado gigante, suficiente para ser divido em 4 partes iguais para posicionar as equipes de jogo. COMO JOGAR: Cada equipe inicia com uma bola e se posiciona em um único quadrado, ao sinal de start começa o jogo com o objetivo de “queimar os adversários para aumentar sua equipe o maior possível e mais rápido”. Cada adversário que é queimado passa se integrar a equipe de quem o queimou, diminuindo a quantidade das outras equipes e aumentando a sua. A equipe pode queimar qualquer um das outras 3 equipes. COMO TERMINA…
Queimada Ameba : O Recreador (a) vai jogar a bola para cima quem pegar a bola pode dar até 3 passos com a bola e arremessar a bola, se a bola acertar no amigo (a) o mesmo está queimo, a criança queimada deve sentar no chão , e só poderá voltar para o jogo se a bola for até ele, ou se a bola for até ele sem que alguma criança jogue de propósito (a queimada é individual) , ou se a criança rele no amigo (a) sem tirar o bumbum do chão . O Recreador (a) durante a partida deverá dar alguns comandos para as crianças que estão queimandas , ex: agora vocês podem andar de caranguejo, todas a…