top of page

24 BRINCADEIRAS COM ÁGUA

Atualizado: 14 de dez. de 2022



24 Brincadeiras com água


A água é essencial para manutenção e preservação da saúde, além de se tornar importantíssima nos hábitos de higiene e cuidados pessoais. A água está presente no nosso dia a dia, nos alimentos e preparo deles, é hoje uma das maiores fonte de geração de energia elétrica, sem a qual torna-se impossível viver em nossa sociedade atual. Em alguns casos ele é nossa fonte de renda, e também o nosso trabalho.


Na hidroginástica, natação, recreação aquática, o contato com a água torna-se divertida, nela adquirimos uma nova percepção do nosso corpo, onde sentimos ele mais leve, nossos músculos relaxam em contato com ela, nos proporcionado uma experiência totalmente nova.


Dentro da água muitas opções de brincadeiras nos são ofertadas, então, a recreação se faz presente, utilizando bexigas, bolas, objetos que flutuem ou não, entre outros adereços podemos realizar diversas atividades.


O verão está ai! Mas também não só no verão temos a possibilidade de utilizar trabalhos nesses espaços, hoje há investimentos em ambientes climatizados para a realização de atividades com água, pois, atualmente uma grande parcela dos espaços de lazer como parques aquáticos, acampamentos, colônia de férias, hotéis, resorts há ambientes com água!


CONFIRA ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS:

01 - DENTRO OU FORA DO ARCO?

- Materiais: Arcos ou Bambolês - Descrição: É distribuído vários arcos ao grupo, o recreador ordenará que se permaneça no arco um número X de participantes, lembrando que o recreador não deve estipular como os participantes devem se posicionar no arco (dentro ou fora).A cada número dito, tirasse um arco, até que fique apenas um. Essa dinâmica irá causar um “debate” sobre como todos irão se posicionar ao mesmo tempo no arco. Ao final, peça para todos ficarem fora do arco, e segurando o mesmo. Dará uma bela foto.

MINHA PLAYLIST COM BRINCADEIRAS PARA PISCINAS NO YOUTUBE:



02 - PLANTOU? COLHEU!

- Materiais: Não há necessidade - Descrição: Em grupos. Peça para cada grupo escolher uma atividade e um grupo para executá-la, e devem explicar como realizá-la. Após todos os grupos explicarem suas respectivas atividades e escolher os grupos. O recreador, irá dizer o nome da atividade: “tudo que se planta? Colhe!”. E nesse momento, cada grupo terá que realizar a atividade que desenvolveu para o outro grupo.

03 - PROCURANDO NEMO

- Materiais: Não há necessidade - Descrição: Dois participantes formam uma casinha (segurando um nas mãos do outro) e um 3o fica no meio, entre a casinha, este será o Nemo. Não será feito um número exato de casinhas, ou seja, alguns alunos ficarão fora das casinhas. Assim que o recreador falar: "Nemo procura casa", os que estão dentro das casinhas (Nemos) terão que trocar de casa e os que estavam sem casa tem que procurar alguma. - Variações: O recreador pode falar: "Procurando Nemo". Nesse momento os Nemos ficam parados e as casinhas trocam de Nemo. Quando o professor falar TSUNAMI, toda mundo troca de lugar. Nemo vira casa, casa vira Nemo, trocam-se os trios.


04 - CAÇA AOS NÚMEROS

- Materiais: Números de E.V.A - Descrição: Distribua vários números de E.V.A no centro da piscina. Realiza-se uma conta de somar, subtrair, multiplicar (dependendo da faixa etária do grupo). Cada dupla terá uma numeração, ao comando do recreador, a dupla selecionada sairá para buscar o resultado, vence quem mostrar primeiro e com o resultado certo.

05 - BOB ESPONJA

- Materiais: Esponja - Descrição: É um jogo de estafetas. O grupo é dividido em equipes, sendo-as dispostas em colunas. O primeiro jogador deverá estar com uma esponja na mão, posicionado de frente de um balde que estará na borda da piscina. Ao sinal do recreador, o jogador levará a esponja molhada até o balde, apertando-a e desejando toda a água nela contida. Passa-se a esponja para o próximo jogador, e assim sucessivamente. - Variações: A mesma dinâmica, só que troque a esponja por: copos, copos furados, camiseta ou colete no corpo, meias.

06 - BUSCA SUBMARINA

- Materiais: Tiras de Tecido TNT + Elástico - Descrição: Todos devem colocar sua faixa de TNT (que será seu rabinho) no pulso, com elásticos para segurar. Os alunos devem estar afastados uns dos outros e ao sinal devem tentar tomar para si o rabinho dos outros. O participante que perder o seu tem ainda direito de tentar pegar o do outro para que a brincadeira não tome muito tempo. - Variações: Todos contra todos. Equipes contra equipes. Aquele que pegar o do outro e se tiver perdido o seu, pode recolocar o rabinho que "roubou". Pode-se também contar pontos: Quem roubar mais rabinhos vence o jogo.


07 - GUERRA DE ÁGUA

Inaugurando a lista, começamos com a clássica guerra de água, feita com balões de aniversário comuns. Você pode também investir em pistolas de água para tornar o jogo mais emocionante, ou improvisar com borrifadores. Se estiver com várias crianças, é possível separá-las em duas equipes. Ganha o time que molhar mais adversários.



08 - ACERTE A BEXIGA

Há duas formas de jogar: na primeira versão, você deve pendurar vários balões com água em um varal e dar um cabo de vassoura (ou outro objeto pontudo) para a criança que, vendada, tentará acertar o alvo; na segunda versão, deve pendurar as bexigas em um alvo estático e entregar palitos de churrasco para a criança que tentará, de longe, furar o balão. Se estiver com várias crianças, pode dividi-las em duplas e vendar uma integrante da equipe. A criança sem venda deverá direcionar verbalmente a sua dupla até o alvo. Em ambas as atividades, o objetivo é furar as bexigas de água.



09 - PINTANDO COM GELO

Com o auxílio de uma forminha de gelo, pingue algumas gotas de corante alimentício de diversas cores em cada um dos quadradinhos. Após congeladas, desenforme as pedras de gelo e dê à criança para que ela pinte a paisagem que desejar. A tela da pintura pode ser papelão ou cartolina.



10 - BOLHAS DE SABÃO

As crianças amam bolhas de sabão e fazê-las é muito fácil. Tudo o que você vai precisar é de água, sabão e uma varinha com um círculo na ponta. Entretanto, algumas dicas podem tornar a brincadeira mais divertida: para aumentar a resistência das bolhas, adicione à água e ao sabão um pouco de xarope, açúcar ou amido; para fazer bolhas coloridas, basta acrescentar algumas gotas de corante alimentício à mistura; para formar bolhas maiores, molde um pedaço de arame, cabide ou bambolê em uma varinha gigante.



11 - TRANSPORTANDO A ÁGUA

Nessa brincadeira você precisará de no mínimo duas duplas e um baldinho (ou pote de sorvete) para cada participante. Posicione as crianças uma atrás da outra. A primeira criança da fila deve encher seu balde de água e erguê-lo acima da cabeça, despejando a água para o balde vazio da dupla que estará atrás dela. Como a criança com a água não consegue enxergar a dupla atrás de si, a dificuldade da brincadeira é não derrubar a água durante o transporte. Vence a dupla que, por primeiro, chegar na linha de chegada com mais água dentro do balde.



12 - EXPLORANDO O GELO

Esconda brinquedos em miniaturas (dinossauros, animais marítimos, bonecas) em balões ou bacias grandes com água. Congele os brinquedos e entregue o bloco de gelo às crianças. Com o auxílio de martelos infantis, eles deverão martelar o gelo até libertar os brinquedos.



13 - BRINCANDO COM BARQUINHO DE SUCATA

O diferencial dessa brincadeira é construir o barquinho junto com as crianças. Para isso, poderão utilizar rolhas, caixinhas de suco ou até mesmo pratos de isopor. O importante é usar a imaginação e os materiais disponíveis em casa. Com os barquinhos construídos, encha uma bacia grande ou uma piscina inflável com água. No caso da piscina, para tornar a brincadeira mais interessante para as crianças mais velhas, você poderá montar uma corrida de barquinhos. Ganha quem, assoprando o barquinho, chegar primeiro na linha de chegada.


14 - ESCORREGANDO NA ÁGUA E NO SABÃO

Perfeita para os dias realmente quentes, essa brincadeira exige um pouco mais de preparação e um terreno íngreme. Pegue uma lona e estique-a, formando uma passarela. Depois, jogue uma mistura de água e sabão pela lona, tornando-a escorregadia. As crianças deverão escorregar pela lona, tomando impulso. Antes de iniciar a brincadeira, atente-se para pedras ou buracos no terreno, que podem machucar.



15 - MINIPISCINA

Eessa garante a diversão dos bebês que já ficam sentadinhos e pode ser feita dentro de casa mesmo. Com uma piscininha para bebês, uma banheira ou mesmo uma bacia grande, deixe a criança sentir a água e brincar com ela. Mas fique sempre junto, ok?



16 - BOLHAS DE SABÃO

Você pode comprar um kit pronto e, se o líquido acabar, fazer sua própria mistura com duas xícaras de água e meia xícara de detergente. As bolhas fascinam e distraem desde bebês até crianças maiores!



17 - PEGA TEMPINHA

Em uma bacia com água, coloque várias tampinhas plásticas de garrafa. Cada jogador tentará tirar as tampinhas da água usando dois palitos de picolé. Vence quem conseguir pegar mais tampinhas!



18 - ESGUICHO DE BEXIGA

Essa é uma versão mais leve da brincadeira com bexigas. Você enche a bexiga com água e, usando um alfinete ou prego, faz um furo nela. Quando a criança aperta a bexiga, esguicha água!



19 - QUE ENCHE A GARRAFA PRIMEIRO?

Clássico das gincanas, esse jogo funciona assim: posicione duas (ou mais) garrafas vazias de um lado e um balde cheio de água do outro. Usando copinhos de café, cada criança tentará encher sua garrafa levando água do balde. Vence quem encher a garrafa primeiro.



20 - ESPREME ESPONJA

Outro exemplo da nossa lista de brincadeiras com água é o espreme esponja. É uma atividade que molha bastante, então é essencial praticá-la em um quintal ou uma área onde possa haver água. Você vai precisar de esponjas e bacias para cada um dos participantes, além de um balde. A brincadeira funciona assim: o balde é colocado a uma certa distância das bacias de cada competidor. O participante precisa encharcar a esponja com a água do balde e espremê-la na bacia. O vencedor será aquele que encher a bacia no tempo determinado.



21 - PINTURA COM ÁGUA

Sabia que pintura estimula a criatividade, a concentração e a coordenação motora da criançada? Por isso, a pintura com água é uma ótima maneira de aliviar o calor. Vocês só precisam de um papelão, uma cartolina ou um papel pardo, um pincel e um pote com água. Além de não fazer sujeira, o material pode ser reutilizado inúmeras vezes. Você pode definir uma temática para a pintura, como animais ou flores. Depois de prontas, basta deixar o papel alguns minutinhos no sol para a pintura se apagar e recomeçar a brincadeira.



22 - CHUVEIRINHO DE GARRAFA PET

Que tal apostar em uma brincadeira que é um experimento científico e uma atividade divertida ao mesmo tempo? O chuveirinho de garrafa PET é uma ótima oportunidade para ensinar física aos pequenos de uma maneira lúdica e superespecial. Confira o passo a passo:

  • encha uma bacia com água;

  • fure o fundo de uma garrafa PET com pregos;

  • tampe a garrafa e coloque-a dentro da bacia com água;

  • veja que, mesmo imersa no líquido e furada, a garrafa não permite que a água entre;

  • depois, destampe a garrafa ― observe que a água começa a entrar;

  • ao encher a garrafa, destampe-a novamente e retire-a da água, sem apertar ― será possível ver que não sai água pelos furos;

  • retire a tampa da garrafa para a água começar a cair. Se tampar, a água não cairá novamente, de maneira semelhante a abrir e fechar um chuveiro.

Além da brincadeira, é importante explicar o experimento para a criançada. É bem simples: com a garrafa está tampada, o ar dentro dela ocupa o espaço e não deixa a água entrar. Ao abrir, a água expulsa o ar e penetra pelos furinhos. Já quando a garrafa tampada é retirada da bacia com água dentro, o ar faz pressão por fora da garrafa, impedindo que a água escorra. Com a garrafa aberta, o ar entra e empurra a água para fora. Muito legal, não é mesmo?



23 - CUIDADOS COM O JARDIM

Ensinar os pequenos a cuidar de um jardim é uma atividade para estimular o contato com a natureza que gera diversos benefícios para a criançada. Além de relaxante, isso pode ajudar a aliviar o calor, porque ficar em meio às plantas traz uma sensação de frescor. Vocês podem fazer hortinhas em vasos, retirar as folhinhas murchas e contemplar a beleza das flores e das folhagens. O mais legal é que é uma oportunidade de ensinar ecologia e preservação do meio ambiente. Assim, os pequenos crescem entendendo a importância de ter contato com a natureza.



24 - TINTA DE GELO

Uma das brincadeiras com água para educação infantil é a tinta de gelo. A experiência sensorial é incrível e ainda permite se refrescar no calor. Para brincar, basta misturar água, corante alimentício e um pouco de farinha de trigo. Depois, é só colocar a mistura em forminhas e deixar congelar. A nossa dica é usar formas com formatos divertidos como corações, animais ou personagens da cultura pop. Com o gelo pronto, espalhe papéis e cartolinas no chão do quintal ou onde possa fazer sujeira e limpar facilmente. Então, é só se divertir e exercitar a criatividade! Contudo, lembre-se de vestir os pequenos (e você também ― afinal que mal há em participar também, certo?) com roupas que possam ser manchadas. Viu só? As brincadeiras com água são divertidas e vão criar memórias inesquecíveis para a criançada. Aproveite que está por aqui e confira nosso conteúdo com atividades legais para fazer em família.



REFERÊNCIAS

FONTE ORIGINAL PORTAL EDUCAÇÃO (brincadeiras de 1 a 6)



O Professor Doutorando em Educação Física e Mestre em Ensino Cleber Junior é Mentor de Empresas de Recreação e Recreadores com mais de 1.7 milhões de visualizações em seus vídeos no Youtube. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil e do curso online O Caminho da Recreação de Sucesso. Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital. Cristão. 🚀 Te ensino o que ninguém te ensina sobre Recreação.



14.594 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page