top of page

BRINCADEIRAS PARA O DIA DOS PAIS

Atualizado: 7 de dez. de 2022



Brincadeiras para o dia dos pais


O dia dos Pais está chegando e nada melhor do que o brincar em família. E o mais legal é que a mamãe poderá organizar as atividades. Assim os papais e os filhos brincam juntos. No caso de escolas, os professores podem organizar e aplicar os eventos recreativos ou deixar por conta do recreador.


Quem nunca precisou realizar atividades para o dia dos Pais fala: Euuuu! Bom, para os principiantes e para os experientes segue abaixo algumas dicas de atividades entre Papais e filho(a)s. Lembrando que algumas delas eu realizo com minha filha!




IDEIAS DE ATIVIDADES

1) CAÇA AO TESOURO

Organize várias pistas e esconda pela local (casa, escola, etc). Pistas que vão levando a outras pistas. Ou pistas que os papais e filhos tenham que fazer algo juntos para ganharem a localização da próxima pista (como dar um abraço um no outro, cantar uma música…). Ao final da caça do tesouro o prêmio pode ser as lembrancinhas feitas pelas próprias crianças e um lanche tipo um piquenique em que a criança fará juntamente com seu papai. Ao organizar as pistas, elas podem ser feitas para que um grupo de papais e filhos façam a caça ao tesouro juntos, ou que seja apenas a dupla papai e filho(a). Certifique-se que as pistas sejam recolocadas no lugar, para que os próximos encontrem.


2) OFICINA DE MINI-PIZZAS OU HAMBÚRGUERES

Esta dinâmica é muito legal, mas precisa de um refeitório grande e acessórios próprios para a oficina, ou na própria cozinha da sua casa. Então se certifique de ser possível fazê-la. Basta convidar os papais a fazerem mini-pizzas ou hambúrgueres com seus filhos. Deixe os ingredientes a disposição para a dupla montar os lanches como desejar. As crianças e os pais podem estar vestidos como chefs. Enquanto as pizzas assam (deve ter alguém que fique responsável por isso), pode-se fazer outras brincadeiras entre os papais e filhos como danças do balão, assistir a um filme, jogos de tabuleiros.


3) CIRCUITO DE OBSTÁCULOS

Essa atividade é legal de fazer em locais com pátios grandes ou ginásios. Monte um circuito em que os papais e as crianças terão que fazer de mãos dadas. Coloque cordas para passarem por cima, cones para andarem em zigue-zague, bambolês para passarem dentro… Invente a dificuldade que desejar. Depois que todos passarem pelo circuito, pode-se fazer um lanche e brincadeiras em grupo como jogos de pegar, brincadeiras com música como estátua.


4) CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS DA INFÂNCIA DO PAPAI

Separe o material necessário e convide os papais e as crianças a montarem esses brinquedos de suas infâncias com a sucata para depois brincarem.



5) CRIANDO HISTÓRIAS

Deixe espalhado na sala, vários materiais como: tecidos, roupas, máscaras e coisas que possam ajudar na construção do faz de conta. Deixe que os papais brinquem com seus filhos de modo livre. Depois inicie a contar uma história, pode-se ser uma clássica como chapeuzinho vermelho. Incentive que os pais e as crianças vão dramatizando entre eles a história. Após desafie esse grupo a criarem novas histórias. Pode ser para apresentarem aos outros papais ou que sejam apenas histórias dramatizadas entre a dupla para sua diversão.


6) FAZENDO ESCULTURAS

Entregue um bloco que argila para cada dupla de papai e filho(a) e os convidem a criarem uma escultura coletiva. Para trabalhar com a argila é interessante forrar as mesas e deixar acessíveis panos e água para limparem-se.


DICAS DE ATIVIDADES QUE FAÇO COM MINHA FILHA

7) ELA ME ENSINOU A FAZER SLIME;


8) MONTEI UM ACAMPAMENTO NA SALA COM ELA; MONTAMOS UMA BARRACA NO QUINTA DE CASA E ASSISTIMOS FILME DENTRO DA BARRACA;


9) MONTEI UMA CABANA NO QUARTO PARA DORMIRMOS JUNTOS;


10) FIZEMOS UM PIQUENIQUE EM UM LAGO LINDO;


11) MONTAMOS QUEBRA-CABEÇA;


12) DANÇO COM ELA OU DANÇO ABRAÇADO COM ELA;


13) CANTO COM ELA - SE NÃO TIVER UM BRINQUEDO COM MICROFONE, PEGUE UMA ESCOVA DE CABELO PARA SERVIR DE MICROFONE;


14) DEIXO ELA ME ENSINAR ALGO: BRINCAR, CANTAR, DANÇAR, DESENHAR;


15) MONTAMOS UMA CASINHA COM TATAMES;


16) MONTAMOS UMA CASA DE MADEIRA COM PALETES:


17) BRINCAMOS DE CORRIDA; BOLA; LABIRINTO; CAÇA AO TESOURO;


18) BRINCAMOS DE PINTURA DE ROSTO. PORÉM, DEIXO ELA ME PINTAR ANTES (capa deste post)


19) OFICINA DE DOBRADURA





PRESTE MUITA ATENÇÃO AGORA

O importante é que nesse dia (e nos outros também) os papais invistam tempo juntos com seus filhos, seja, brincando, assistindo um filme ou apenas olhando eles brincarem. Crianças necessitam da aprovação, proteção e do cuidado dos seus papais.


Se você tiver dúvidas ou contribuições, por favor, insira nos comentários. Ela poderá ajudar tantas outras pessoas!


O Professor Doutorando em Educação Física e Mestre em Ensino Cleber Junior é Mentor de Empresas de Recreação e Recreadores com mais de 1.6 milhões de visualizações em seus vídeos no Youtube. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil. Criador do Método Ciclo Empresa de Recreação de Sucesso. Criado do curso online o Recreador do Futuro. Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital. Cristão. 🚀 Te ensino o que ninguém te ensina sobre Recreação.

2.646 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page