Copyright Mestre Cleber Mena Leão Junior  |  Maringá, Paraná, Brasil  |  CEP: 87083-500

BRINCANDO COM O PAPAI

Atualizado: 18 de Nov de 2019



O dia dos Pais está chegando e nada melhor do que o brincar em família. Aqui quem poderá organizar as atividades são as mamães. Assim os papais e os filhos brincam juntos. No caso de escolas, os professores podem organizar e em eventos recreativos, a organização e aplicação é por conta do recreador.


Quem nunca precisou realizar atividades para os dias dos Pais fala: Euuuu! Bom, para os principiantes e para os experientes segue abaixo algumas dicas de atividades entre Papais e filhos. Lembrando que algumas delas eu realizo com minha filha!


#sourecreador #recreadordesucesso

#brincandocomopapai


IDEIAS DE ATIVIDADES

1) CAÇA AO TESOURO

Organize várias pistas e esconda pela local (casa, escola, etc). Pistas que vão levando a outras pistas. Ou pistas que os papais e filhos tenham que fazer algo juntos para ganharem a localização da próxima pista (como dar um abraço um no outro, cantar uma música…). Ao final da caça do tesouro o prêmio pode ser as lembrancinhas feitas pelas próprias crianças e um lanche tipo um piquenique em que a criança fará juntamente com seu papai. Ao organizar as pistas, elas podem ser feitas para que um grupo de papais e filhos façam a caça ao tesouro juntos, ou que seja apenas a dupla papai e filho(a). Certifique-se que as pistas sejam recolocadas no lugar, para que os próximos encontrem.


2) OFICINA DE MINI-PIZZAS OU HAMBÚRGUERES

Esta dinâmica é muito legal, mas precisa de um refeitório grande e acessórios próprios para a oficina, ou na própria cozinha da sua casa. Então se certifique de ser possível fazê-la. Basta convidar os papais a fazerem mini-pizzas ou hambúrgueres com seus filhos. Deixe os ingredientes a disposição para a dupla montar os lanches como desejar. As crianças e os pais podem estar vestidos como chefs. Enquanto as pizzas assam (deve ter alguém que fique responsável por isso), pode-se fazer outras brincadeiras entre os papais e filhos como danças do balão, assistir a um filme, jogos de tabuleiros.


3) CIRCUITO DE OBSTÁCULOS

Essa atividade é legal de fazer em locais com pátios grandes ou ginásios. Monte um circuito em que os papais e as crianças terão que fazer de mãos dadas. Coloque cordas para passarem por cima, cones para andarem em zigue-zague, bambolês para passarem dentro… Invente a dificuldade que desejar. Depois que todos passarem pelo circuito, pode-se fazer um lanche e brincadeiras em grupo como jogos de pegar, brincadeiras com música como estátua.


4) CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS DA INFÂNCIA DO PAPAI

Separe o material necessário e convide os papais e as crianças a montarem esses brinquedos de suas infâncias com a sucata para depois brincarem.


5) CRIANDO HISTÓRIAS

Deixe espalhado na sala vários materiais como tecidos, roupas, máscaras e coisas que possam ajudar na construção do faz de conta. Deixe que os papais brinquem com seus filhos de modo livre. Depois inicie a contar uma história, pode-se ser uma clássica como chapeuzinho vermelho. Incentive que os pais e as crianças vão dramatizando entre eles a história. Após desafie esse grupo a criarem novas histórias. Pode ser para apresentarem aos outros papais ou que sejam apenas histórias dramatizadas entre a dupla para sua diversão.


6) FAZENDO ESCULTURAS

Entregue um bloco que argila para cada dupla de papai e filho(a) e os convidem a criarem uma escultura coletiva. Para trabalhar com a argila é interessante forrar as mesas e deixar acessíveis panos e água para limparem-se.


DICAS DE ATIVIDADES QUE FAÇO COM MINHA FILHA

7) SLIME


8) MONTEM UM ACAMPAMENTO NA SALA.


9) MONTEM UMA CABANA NO QUARTO PARA DORMIREM JUNTOS.


10) FAÇA UM PIQUENIQUE EM UM LOCAL LINDO


11) MONTE QUEBRA-CABEÇA


12) DANCE COM ELE E/OU DANCE ABRAÇADO COM ELE


13) CANTE COM ELE. SE NÃO TIVER UM BRINQUEDO COM MICROFONE, PEGUE UMA ESCOVA DE CABELO PARA SERVIR DE MICROFONE


14) DEIXEI SE FILHO TE ENSINAR ALGO: BRINCAR, CANTAR, DANÇAR, DESENHAR


15) MONTE UMA CASINHA COM TATAMES


16) BRINQUE DE CORRIDA


17) BRINQUE DE PINTURA DE ROSTO. PORÉM, DEIXE ELE PINTAR (capa deste post)


MUITA ATENÇÃO

O importante é que nesse dia (e nos outros) os papais invistam tempo juntos com seus filhos, seja, brincando, assistindo um filme ou apenas olhando eles brincarem. Crianças necessitam da aprovação, proteção e do cuidado dos seus papais.


Se você tiver dúvidas ou contribuições, por favor, insira nos comentários. Ela poderá ajudar tantas outras pessoas!


CLIQUE EM - LISTA VIP – PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS NO SEU E-MAIL

Professor Mestre Cleber Junior

120 visualizações