top of page

QUADRILHA JUNINA: PASSO A PASSO

Atualizado: 19 de jun. de 2023



A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil. Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas e acontece nos meses de junho ou julho em todas as regiões do país.


Confira nosso vídeo na prática



Ao final vou te apresentar algumas brincadeiras temáticas para fazer na Festa Junina. Mas antes, permita-me compartilhar uma notícia incrível e de grande importância para mim, pois representa a realização de um sonho, e, além disso, um marco para Recreação no Brasil. Apresento a Escola de Recreadores de Sucesso! Um Curso Profissionalizante para formar Recreadores de Excelência no mercado de trabalho com Certificação Profissional. Clique na imagem abaixo e conheça agora mesmo.


Passos de uma quadrilha junina:


1. CAMINHO DA FESTA: os noivos ficam na frente da fila. Os pares ficam de braços dados, as damas à esquerda dos cavalheiros. Os pares entram.


2. ANARRIÊ: as damas e os cavalheiros se separam formando duas colunas.


3. OS CAVALHEIROS CUMPRIMENTAM AS DAMAS: eles se aproximam das damas cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida e voltam a seus lugares caminhando de costas.


4. AS DAMAS CUMPRIMENTAM OS CAVALHEIROS: agora é a vez das damas irem até os cavalheiros e cumprimentá-los. Elas também voltam de costas para os seus lugares.


5. SAUDAÇÃO GERAL: tanto as damas como os cavalheiros andam para a frente e se cumprimentam.


6. BALANCE: damas e cavalheiros balançam os braços naturalmente.


7. PREPARAR PARA O GALOPE: a noiva e o noivo se encontram e saem de mãos dadas para o alto pulando de lado até o final da fila. Todos os casais fazem assim até os noivos voltarem a ser os primeiros, continue de olho nos passos de quadrilha.


8. OLHA O TÚNEL: as damas de frente para os cavalheiros elevam os braços para cima e de mãos dadas fazem o túnel. Os primeiros a passar pelo túnel são os noivos e os outros vão em seguida e formam os pares para começar a formar a roda.


9. OLHA O GRANDE PASSEIO: começam a formar a roda as damas para o lado de dentro.


10. DAMAS AO CENTRO: as damas formam a roda e giram e os cavalheiros também.


11. COROA DE ROSAS: os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços na vertical sobre a cabeça das damas, como se as coroassem. Depois abaixam os braços passando-os pela frente, até a altura da cintura, girando para a esquerda ou para direita.


12. DESCOROAR: os cavalheiros tiram os braços e formam a roda.


13. DAMAS PROCURAM SEUS CAVALHEIROS: os cavalheiros param e as damas continuam rodando até encontrar o seu par, parando a esquerda do seu cavalheiro.


14. CARACOL: as damas e os cavalheiros formam uma grande roda. A noiva solta uma das mãos do noivo e vai puxando os outros para dentro da roda. Todos devem estar de mãos dadas, formando o caracol. Chegando ao centro, a noiva faz o caminho de volta. Formando novamente a grande roda.


15. CAMINHO DA ROÇA: um anda atrás do outro com as mãos para trás e o corpo um pouco curvado para a frente.


16. OLHA A CHUVA: todos dão meia-volta (viram para o outro lado) e colocam a mão na cabeça.


17. JÁ PASSOU: todos dão meia-volta novamente e dizem “ahhhh”.


18. OLHA A COBRA: todos pulam, gritam e dão meia-volta.


19. JÁ MATARAM: todos dão meia-volta novamente e dizem aaahh.


20. A PONTE QUEBROU: todos dão meia-volta novamente.


21. JÁ CONSERTOU: voltam a dançar no outro sentido e dizem ah.




BÔNUS

BRINCADEIRAS PARA FESTA JUNINA


Te apresento brincadeiras recreativas tradicionais para festas juninas:


1. Corrida do saco: Os participantes devem correr pulando dentro de um saco de pano até a linha de chegada.


2. Pescaria: Monte um "pesqueiro" com piscinas infláveis ou baldes e coloque peixinhos de plástico com ganchos em suas bocas. As crianças usam uma vara de pescar com um imã na ponta para "pescar" os peixes.


3. Boca do palhaço: Crie uma boca de palhaço de papelão ou madeira com um buraco na boca. Os jogadores lançam bolas pequenas ou saquinhos de pano e tentam acertar a boca do palhaço.


4. Argolas: Monte uma estrutura com garrafas ou cones e dê aos jogadores um número específico de argolas. Eles devem tentar lançar as argolas em volta dos objetos.


5. Barracas de comidas típicas: Monte barracas com comidas tradicionais juninas, como pipoca, algodão-doce, maçã do amor, canjica, entre outras.


6. Jogo das cadeiras: Coloque cadeiras em círculo, com uma a menos do que o número de participantes. Quando a música para, os jogadores devem sentar rapidamente. Quem ficar de pé é eliminado, e uma cadeira é retirada a cada rodada.


7. Quadrilha improvisada: Organize uma quadrilha improvisada, com músicas juninas e passos simples. Todos podem participar e se divertir dançando.


8. Correio elegante: Monte uma caixa decorada onde as pessoas podem colocar bilhetinhos com mensagens anônimas. No final da festa, os bilhetes são lidos em voz alta.


9. Jogo de argola no chapéu: Coloque um chapéu de palha em uma mesa e desafie os participantes a lançarem argolas na aba do chapéu.


10. Cabo de guerra: Divida os participantes em dois times e amarre uma corda no meio. Os times devem puxar a corda, e o objetivo é fazer o outro time cruzar uma linha demarcada.




Se você tiver dúvidas ou contribuições, por favor, insira nos comentários. Ela poderá ajudar tantas outras pessoas incluindo você mesmo!

Cleber Junior é Doutorando em Educação Física, com foco nos estudos da Recreação. Mestre em Ensino. Mentor de Empresas de Recreação e Recreadores. Palestrante do TEDx. No youtube com mais de 1.8 milhões de visualizações em seus vídeos. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil; Criador do curso online para empresáio da recreação "O Caminho da Recreaçã de Sucesso" e da formaçã profissional online para recreadores "Escola de Recreadores de Sucesso". Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital. Cristão. Te Ensino a se Destacar e Faturar com Recreação. 🚀

48.402 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page