QUADRILHA JUNINA: PASSO A PASSO

Atualizado: 15 de jun. de 2021



A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil. Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas e acontece nos meses de junho ou julho em todas as regiões do país.


Confira nosso vídeo na prática



Passos de uma quadrilha junina:


1. CAMINHO DA FESTA: os noivos ficam na frente da fila. Os pares ficam de braços dados, as damas à esquerda dos cavalheiros. Os pares entram.


2. ANARRIÊ: as damas e os cavalheiros se separam formando duas colunas.


3. OS CAVALHEIROS CUMPRIMENTAM AS DAMAS: eles se aproximam das damas cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida e voltam a seus lugares caminhando de costas.


4. AS DAMAS CUMPRIMENTAM OS CAVALHEIROS: agora é a vez das damas irem até os cavalheiros e cumprimenta-los. Elas também voltam de costas para os seus lugares.


5. SAUDAÇÃO GERAL: tanto as damas como os cavalheiros andam para a frente e se cumprimentam.


6. BALANCE: damas e cavalheiros balançam os braços naturalmente.


7. PREPARAR PARA O GALOPE: a noiva e o noivo se encontram e saem de mãos dadas para o alto pulando de lado até o final da fila. Todos os casais fazem assim até os noivos voltarem a ser os primeiros, continue de olho nos passos de quadrilha.


8. OLHA O TÚNEL: as damas de frente para os cavalheiros elevam os braços para cima e de mãos dadas fazem o túnel. Os primeiros a passar pelo túnel são os noivos e os outros vão em seguida e formam os pares para começar a formar a roda.


9. OLHA O GRANDE PASSEIO: começam a formar a roda as damas para o lado de dentro.


10. DAMAS AO CENTRO: as damas formam a roda e giram e os cavalheiros também.


11. COROA DE ROSAS: os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços na vertical sobre a cabeça das damas, como se as coroassem. Depois abaixam os braços passando-os pela frente, até a altura da cintura, girando para a esquerda ou para direita.


12. DESCOROAR: os cavalheiros tiram os braços e formam a roda.


13. DAMAS PROCURAM SEUS CAVALHEIROS: os cavalheiros param e as damas continuam rodando até encontrar o seu par, parando a esquerda do seu cavalheiro.


14. CARACOL: as damas e os cavalheiros formam uma grande roda. A noiva solta uma das mãos do noivo e vai puxando os outros para dentro da roda. Todos devem estar de mãos dadas, formando o caracol. Chegando ao centro, a noiva faz o caminho de volta. Formando novamente a grande roda.


15. CAMINHO DA ROÇA: um anda atrás do outro com as mãos para trás e o corpo um pouco curvado para a frente.


16. OLHA A CHUVA: todos dão meia-volta (viram para o outro lado) e colocam a mão na cabeça.


17. JÁ PASSOU: todos dão meia-volta novamente e dizem “ahhhh”.


18. OLHA A COBRA: todos pulam, gritam e dão meia-volta.


19. JÁ MATARAM: todos dão meia-volta novamente e dizem aaahh.


20. A PONTE QUEBROU: todos dão meia-volta novamente.


21. JÁ CONSERTOU: voltam a dançar no outro sentido e dizem ah.


CLIQUE PARA BAIXAR PDF COM

CENTENAS DE ATIVIDADES PARA FESTA JUNINA




Se você tiver dúvidas ou contribuições, por favor, insira nos comentários. Ela poderá ajudar tantas outras pessoas incluindo você mesmo!

O Professor Mestre em Ensino Cleber Junior é Mentor de Recreadores com mais de 1 milhão de visualizações em seus vídeos no Youtube. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil e do curso online o Recreador do Futuro. Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital.

5.778 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo