Recreação e Ludicidade


É importante entender que uma vivência recreativa sempre será lúdica. Entretanto, um elemento lúdico nem sempre faz parte do universo da recreação. Vamos entender melhor esta relação:

Lúdico, segundo Freinet (1998), pode ser apresentado como:

Um estado de bem-estar que é a exacerbação de nossa necessidade de viver, de subir e de perdurar ao longo do tempo. Atinge a zona superior do nosso ser e só pode ser comparada à impressão que temos por uns instantes de participar de uma ordem superior cuja potência sobre-humana nos ilumina.


Deste modo, o lúdico não está relacionado a uma vivência, dinâmica, experiência ou prática, mas a uma sensação, a um estado de espírito, a uma condição humana. Podemos ter, por exemplo, uma parede lúdica pelo simples fato de esta parede transmitir, a quem olha, uma sensação agradável, divertida, sedutora.


Podemos ter, em um cardápio de um restaurante, pratos lúdicos por sua apresentação colorida, criativa, estimulante. Podemos, dentro da mesma linha de raciocínio, ter um carro lúdico, uma roupa lúdica, um livro lúdico, mesmo que estes elementos não criem uma prática vivencial. Do mesmo modo, podemos, também, ter jogos lúdicos, aulas lúdicas, palestras lúdicas, programas de tevê lúdicos, uma gestão lúdica de uma empresa etc... Deste modo, o lúdico também faz parte do universo do lazer, do entretenimento, da decoração, da arquitetura, da educação, entre outros.

Ao mesmo tempo, o lúdico traça um paralelo muito forte com a recreação uma vez que todo programa recreativo deve ser, obrigatoriamente, lúdico.



Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Recreação



O Professor Doutorando em Educação Física e Mestre em Ensino Cleber Junior é Mentor de Recreadores com mais de 1 milhão de visualizações em seus vídeos no Youtube. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil e do curso online o Recreador do Futuro. Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital. Cristão. 🚀 Te ensino o que ninguém te ensina sobre Recreação.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo