Por Cleber Mena Leão Junior e Tatyanne Roik Lazier Leão.
Na infância, brincar é a atividade principal e essencial da criança, pois é através da brincadeira que ela começa a explorar o mundo ao seu redor. No início, brincar é uma maneira instintiva de descobrir texturas, cores, formas e sabores. Cada interação é uma nova forma de aprender sobre o ambiente e sobre si mesma.
Com o tempo, a brincadeira passa a ser uma imitação do que a criança observa ao seu redor. Ela começa a reproduzir situações e comportamentos que chamam sua atenção, seja imitando adultos, personagens ou situações que vivencia. Neste estágio, a brincadeira ainda é individual e centrada no seu próprio prazer e curiosidade, pois a criança está focada no seu desenvolvimento pessoal e nas descobertas do seu universo.
À medida que cresce, a criança começa a ter outras expectativas e interesses. Ela se torna mais social, interagindo com o mundo e expressando suas experiências e percepções através da brincadeira. É comum que, nessa fase, a criança imite seus heróis e personagens favoritos, desmontando objetos para entender como funcionam. Ela passa a buscar interação com outras crianças, tornando suas brincadeiras mais complexas e coletivas.
Quando a brincadeira envolve outras crianças, surgem regras e estruturas. Isso porque, para brincar em grupo, é necessário estabelecer normas que todos devem seguir. Assim, a brincadeira se transforma em jogos com regras, ajudando a criança a aprender sobre convivência, cooperação e a necessidade de seguir normas — aspectos essenciais para a vida em sociedade.
Com o crescimento, novas responsabilidades surgem: ir à escola, fazer tarefas, seguir rotinas. No entanto, brincar continua sendo o momento mais esperado e amado pela criança. E, hoje, essa importância é amplamente reconhecida por educadores, psicólogos e outros profissionais da área de desenvolvimento humano. Por isso, o aprendizado através da brincadeira, conhecido como aprendizagem lúdica, é cada vez mais explorado em escolas e espaços de recreação, ajudando a criança a aprender de forma natural e divertida.
Como dizia o educador Claparède: "Nada é mais sério do que uma criança brincando." Afinal, brincar é a melhor e mais significativa atividade na infância.
Referências
Cleber Junior é Doutorando em Educação Física, com foco nos estudos da Recreação. Mestre em Ensino. Graduado em Educação Física e Pedagogia. Mentor de Empresas de Recreação e Recreadores. Palestrante do TEDx. No youtube com mais de 2.5 milhões de visualizações em seus vídeos. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil; Criador do curso online para empresário da recreação "O Caminho da Recreação de Sucesso" e da formação profissional online para recreadores "Escola de Recreadores de Sucesso". Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital. Cristão. Te Ensino a se Destacar e Faturar 5 Dígitos com Recreação. 🚀
Comments