REFLEXÕES SOBRE O BRINCAR NA INFÂNCIA



Quando se é criança brincar torna-se a sua principal atividade, e essa brincadeira faz parte de sua formação como ser humano. No início a criança usa da brincadeira para descobrir o mundo, suas formas, seus sabores.


Com o passar do tempo a brincadeira passa a ser uma imitação do mundo que a rodeia, a criança brinca imitando aquilo que mostra ser atrativo a ela. Inicialmente a brincadeira é um ato individual, descompromissado, até mesmo egoísta, onde ela busca instintivamente o seu desenvolvimento pessoal.


Mas com o seu desenvolvimento a criança passa ter outras expectativas do mundo, e passa assim a ser um ser social, ela interage com o mundo que a rodeia, e as suas brincadeiras passam a ser expressões desse mundo, imitação de seus ídolos, desmontar para simplesmente tentar arrumar as coisas.


Mas como ser sociável, ele passa a interagir com outras crianças, suas brincadeiras ficam cada vez mais complexas, para interagir com o outro é necessário criar regras, métodos, portanto desta forma, e por isso, brincar torna-se um novo meio de aprender a conviver com uma sociedade que naturalmente necessita de regras a serem seguidas, as brincadeiras passam a jogos complexos.

A criança cresce e à ela são dadas novas "responsabilidades", acordar, cedo, ir a escola, fazer as tarefas, mas brincar continua a ser o seu momento favorito, e continua a aprender nesses momentos, e hoje a importância dos momentos de jogos e brincadeira é reconhecido por profissionais da educação, psicólogos e outros profissionais que lidam com a formação humana, de tal forma que hoje diferentes profissionais estudam e usam dos jogos e brincadeiras para "lidar", ensinar as crianças.


Este aprendizado que chamamos de aprendizagem lúdica, cada vez mais usada e explorada nas escolas e ambientes de recreação. Mas indiferente da ajuda e importância do brincar para o desenvolvimento infantil, o principal fato é que, brincar é com certeza o melhor que se tem a fazer quando se é criança. Assim como dizia Claparède: "Nada mais sério que uma criança brincando".

Professora Mestre Tatyanne Lazier-Leão

FONTE ORIGINAL PORTAL EDUCAÇÃO


CLIQUE EM - LISTA VIP - E RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU E-MAIL

Lista VIP

61 visualizações

Copyright Mestre Cleber Mena Leão Junior  |  Maringá, Paraná, Brasil  |  CEP: 87083-500