SOBRE LIDERANÇA NA RECREAÇÃO

Atualizado: 1 de out. de 2021



Cleber, todos podem ser um líder? Eu acredito que sim, no mínimo, líder de sua própria vida. Creio que liderança pode ser algo treinado... para alguns será mais fácil, para outros, mais difícil.


Eu pensava que não tinha habilidades para liderar, então comecei a estudar sobre. Hoje, além de liderar o Clube dos Recreadores (com vários segmentos), eu lidero um time de pessoas em minha igreja e também como Presidente da ABRE - Associação Brasileira de Recreadores. Então, liderança pode ser treinada.


Se tu não saber nada sobre liderança ou já está no caminho, tenha certeza, que esse texto é essencial para ti. Nele vou abordar alguns pontos que poderem te ajudar na LIDERANÇA NA RECREAÇÃO.


15 Regras para se Tornar um Líder Respeitado na Recreação

Para liderar, é preciso conquistar o respeito daqueles que o cercam. Uma vez respeitado, suas opiniões serão levadas em consideração mais facilmente e suas ideias atingirão o sucesso de forma mais rápida, porque os outros estarão dispostos a ajudá-lo.


Lembre-se de uma coisa - respeito não é ordem - respeito se conquista. Foi que fizemos quando nos mudamos de cidade por conta do meu estudo de Mestrado. Lá conhecemos pessoas novas e chamamos para perto, nos tornamos amigos, influenciamos positivamente eles e ganhamos o respeito deles.


Veja, o site Life Hack publicou 15 regras para ganhar o respeito e se tornar um líder influente. Confira abaixo um resumo desses pontos:


1. Encontre o seu estilo e inspire.

O autoconhecimento é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como líder. Saber o estilo que você usa para liderar, o ajudará a usá-lo de forma melhor.

Eu particularmente gosto de um estilo participativo e colaborativo. Tenha uma boa criatividade, mas preciso de pessoas sintam-se parte dos processos para que eles vistam a camisa, e assim, comprem a ideia dos projetos, atividades, planejamento e novas ações na recreação.


2. Demonstre integridade.

A falta de integridade pode arruinar o respeito que você conseguiu conquistar junto aos seus colaboradores/time. Mas lembre-se que integridade não é apenas evitar escolhas antiéticas, mas intencionalmente moldar uma cultura de valores e serviços ao seu redor.

Ética e respeito pela profissão, pela valorização financeira também. Quem trabalha comigo, sabe: "se ganhamos mais em um evento, os recreadores também ganham mais em suas diárias". Demonstrar integridade não é apenas falar sobre, mas agir com atitudes.


3. Termine seu trabalho de casa.

Quanto mais você souber sobre algo, mais preparado você está para conquistar essa coisa. Líderes se informam e se mantém informados.

Como eu disse no início deste texto. Eu pensava não ser um líder. Então, vi a necessidade para que grandes ações mudassem para melhor em minha empresa e minha relação entre as equipes que eu estava a frente. Diante disso, assistir vídeos no youtube, fiz vários treinamentos de lideranças e comprei e li vários livros sobre o tema. Quem trabalha com recreação e acha que saber tudo sobre recreação já é suficiente, sinto te informar: mas tu está no nível iniciante da recreação. Recreação é para além da recreação. Clique aqui e leia esse post que escrevi para ti entender melhor.


4. Invista em si mesmo.

Líderes investem em aprendizado e em experiência. Quanto mais você souber, mais e melhor você poderá ajudar.

Sim, fazer curso de recreação é top. Porém, se for para eu te indicar. Eu indicaria, sem dúvida, o Programa Recreador de Sucesso. Pois nele, além de tu aprender sobre recreação, tu aprenderá sobre todos os outros pontos necessários para além da recreação que tu não encontra em nenhum lugar, e que ninguém te ensina. No Programa Recreador de Sucesso eu abro a caixa preta e te ajuda mesmo em tudo que tu precisa.



5. Gerencie sua marca.

A percepção de sua marca pelo público é importante, por isso, um bom líder constantemente procura por um feedback para garantir que sua empresa não está sendo percebida negativamente.

Essa marca não é apenas nas redes sociais. Lógico, que nas redes sociais é super importante. Mas como somos prestadores de serviço. Nossa marca/imagem também deve ser priorizada. Feedbacks de suas ações práticas também são super bem-vindas. Por isso, sempre colha feedbacks para a sua própria melhoria.


6. Concentre-se no futuro.

O trabalho do líder é focar no futuro em benefício dos constituintes. Estabeleça uma visão e mantenha-se no caminho para conquistar sua meta. Resista à tentação de passar muito tempo resolvendo problemas do dia-a-dia se eles estão lhe custando o progresso da sua ideia.

Sobre futuro, eu tenho uma super dica. Ela mudou tanto minha maneira de pensar que resolvi compartilhar com todos. Clique aqui para ler mais e se aprofundar sobre essa temática do futuro da recreação.


7. Entenda melhor as pessoas.

Conheça sua equipe e crie uma cultura em que as pessoas se sintam apoiadas pessoalmente, e não apenas profissionalmente.


8. Posicione as pessoas profissionalmente.

Ao conhecer seus funcionários/equipe/time, você será capaz de colocá-los nas funções mais adequadas às suas habilidades, o que lhes permitirão maior crescimento profissional e sucesso.


9. Elogie.

Se alguém faz um bom trabalho, garanta que ela saiba disso. Não importa a forma, seja por e-mail ou uma remuneração extra, se você pode assegurá-los que fez um ótimo trabalho, o faça.


10. Treine e defenda.

Se você quer que as pessoas que você lidera o respeitem, deixe-os sabendo que você está ao lado deles. Defenda-os, ajude-os e isso influenciará em seu favor.


11. Construa parcerias.

É impossível fazer tudo com maestria, por isso, se cerque de pessoas que possuam as qualidades que lhe faltam.


12. Pergunte antes de falar.

Líderes ouvem. Não assuma que você já sabe a resposta para uma pergunta que você nem mesmo fez. Seja cético.


13. Antecipe e otimize.

Sempre pense a frente. Se pergunte sobre o mercado, possibilidades de erros e se há algo a mais que você pode fazer. Tudo isso ajudará a criar melhores planos para o futuro.


14. Assuma riscos.

Sem riscos, sem recompensas. Simples assim.


15. Espere grandeza.

Nunca se acomode, pois, líderes são persistentes até encontrarem a perfeição. Os seus melhores dias podem estar logo a frente e para isso é preciso trabalhar duro.



Te ensino o que ninguém te ensina sobre Recreação para ti se transformar em um Recreador de Sucesso


O Professor Doutorando em Educação Física e Mestre em Ensino Cleber Junior é Mentor de Recreadores com mais de 1 milhão de visualizações em seus vídeos no Youtube. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil e do curso online o Recreador do Futuro. Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital. Cristão. 🚀 Te ensino o que ninguém te ensina sobre Recreação.


REFERÊNCIAS

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/os-desafios-da-informacao-e-doconhecimento/82485/


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo