Copyright Mestre Cleber Mena Leão Junior  |  Maringá, Paraná, Brasil  |  CEP: 87083-500

ATIVIDADES RECREATIVAS PARA FESTA DO PIJAMA (TEMÁTICA)

Atualizado: Mar 2


Já pensou em organizar uma Festa do Pijama? Não? Por que você não gosta ou por que você não sabe? Se a sua resposta foi a segunda, fique tranquilo que após a leitura desse artigo você terá todas as condições para realizar uma Festa do Pijama inesquecível!


A Festa do Pijama pode ser realizada em escolas, festa de aniversário na casa do aniversariante, acampamentos, condomínios, escolas de inglês, hotéis e demais localidades.


A Festa do Pijama pode ser temática, assim você poderá decorar o local com base no tema escolhido, que também pode ser usado nas lembrancinhas. O básico para uma Festa do Pijama são que os colchões ou barracas (essa é a melhor opção) estejam dispostas juntas e em um local coberto (de preferência).


Não há uma faixa etária específica, porém a partir dos 6 anos, é uma idade confortável para realizá-la. Porém, antes deve-se conferir com os pais/responsáveis se a criança pequena não tem problemas em dormir longe de casa ou dos pais/responsáveis. Para que não haja imprevistos a noite. Os participantes devem estar vestidos a caráter, ou seja, com os seus pijamas (de preferência criativos).


O cardápio deve ser pensado com carinho e de acordo com a temática da Festa do Pijama. Durante a noite, ofereça lanches, pão de queijo, pizza. Os doces podem ser bolachas, bolinhos e cupcakes. No café da manhã, sirva iogurtes, frutas, bolo e biscoitos. Lembrando sempre que, com antecedência, deve ser realizado um levantamento se algum dos participantes tem algum tipo de restrição alimentar (alergia, lactose, glúten entre outros), para que não haja surpresas.


Além disso, tenha o contato telefônico dos pais/responsáveis dos participantes para casos de emergências. Nesse caso, só o recreador responsável terá contato com o telefone por motivos de emergência, todos os outros participantes devem guardar os seus respectivos celulares (para que haja uma experiência diferente, ao menos que o tema da festa seja voltado as tecnologias). Por isso, nada de distribuir a senha do WiFi. Eu sei... eu sei... alguns participantes querem tirar fotos com o celular para registrar o momento. Nesse caso, tenha alguém com uma câmera fotográfica (não celular) para fazer o registro, será incrível!



O QUE LEVAR


Algumas sugestões do que os participantes devem levar para uma Festa do Pijama: Pijama Divertido, Venda para Dormir, Travesseiro, Roupa de Cama, Escola e Creme Dental, Toalha, Sabonete, Xampu.


DICAS PARA O MELHOR APROVEITAMENTO

  • Todos os materiais e objetos – copos, pratos, talheres, toalhas, cabanas – que forem utilizados, certifique-se que sejam iguais. Isso facilitará na hora da escolha pelo participante, ou seja, não terão opção de escolha, logo não haverá discussões para saber quem ficará com o que ou com qual cabana dormir.


  • Logo na chegada dos participantes já direcione quem vai dormir com quem e colocar os nomes nos travesseiros (podendo ser um boton com o nome do participante).


  • Você poderá servir os alimentos no chão, estilo piquenique ou em mesas. No estilo piquenique ficará algo diferente do costumeiro, porém se utilizar a mesa você evitará que fiquem passando por cima da toalha, a comida não espalha pelo chão, ninguém chuta copo, pois querendo ou não, o momento da refeição se tornar menos divertida e mais organizada


  • Quando faltar 1 hora para dormir faça atividades mais calmas e relaxantes, como ler um livro ou contar uma história relaxante. A história pode até começar agitada, já que eles estão agitados, mas depois que perceber que todos estão concentrados, reduza o ritmo e vai introduzindo elementos nessa história que leve eles ao relaxamento: como uma música, a descrição de uma paisagem.


  • Sobre o filmes que será passado na sessão cinema. O ideal é não mostrar opções, pois isso fará eles entrarem em conflito. Pois cada participante tem um gosto ou até alguém até mesmo pode já ter visto o filme e por esse motivo querer outro. Se possível, passar um filme que ainda ninguém viu! Sei que pode ser difícil, mas vale tentar!


  • Na hora do banho faça uma escala, enquanto uns tomam banho os outros ficam realizar algumas tarefas ou atividades propostas pelo recreador.


21 DICAS DE ATIVIDADES RECREATIVAS PARA A FESTA DO PIJAMA SE TORNAR INCRÍVEL

1. HISTÓRIA DE IMPROVISO

Prepare um saco com objetos de vários tipos dentro. Pode ser qualquer coisa mesmo: acessórios, frutas, itens de higiene, roupas, decorações, enfim… o que estiver fácil, e alguns objetos diferentes sempre são bem-vindos também. Reúna todos em círculo e comece sugerindo um personagem, um lugar e alguma coisa que eles estejam fazendo para iniciar uma história. Um dos participantes começa e tira um dos objetos do saco, e ele deve “dar um jeito” de encaixar este objeto na história (sem escolher), montando uma frase por vez. Aí a história deve continuar com a próxima pessoa da roda, da mesma maneira, até acabar os objetos.


2. DADOS E CHOCOLATE

Recomendado para crianças a partir dos 8 anos. O objetivo é ser rápido para comer um doce (pode ser uma barra de chocolate). Tenha 2 dados em mãos e combinem algo como: toda vez que cair dois números 4 ou dois 6 na mesa, o jogador deverá comer o chocolate. Mas, ela precisa antes “se preparar”. Algo como colocar uma luva, um roupão, um chapéu e só pode comer o chocolate cortando com uma colher. Enquanto o jogador que tem direito a vez começa a ser vestir, as outras continuam jogando os dados. Se por acaso cair novamente o que foi combinado, a outra deve parar tudo e dar a vez pra quem conseguiu fazer a combinação de dados – tirar toda a roupa e acessórios para o próximo tentar comer os doces, e assim vai respectivamente.


3. MINI SPA

Ótimo para as meninas. Que tal inventar um mini spa com dicas de como cuidar da pele com receitas caseiras pra cada uma fazer por conta depois? Você pode preparar alguns ingredientes e dicas pra fazer na hora e montar um guia com as receitas caseiras e um kit com alguns itens de beleza que ficam como lembrança da Festa do Pijama. Providencie faixas ou tiaras pra não sujar os cabelos e prepare um esfoliante caseiro, uma máscara de hidratação e uma compressa de camomila para os olhos… São tantas opções de beleza que dá pra fazer o que achar mais legal!


4. MÍMICA

Escolha personagens, lugares, filmes e/ou algo relacionado ao tema da Festa do Pijama. Faça cartões com as escolhas e deixe eles se divertirem!


5. ADIVINHAR O DESENHO

Na mesma linha da mímica, mas você pode usar cartolinas e papéis para eles adivinharem os desenhos. Se conseguir um cavalete para flipchart, melhor ainda!


6. CÂMERA QUENTE

Na mesma linha da batata quente, mas você coloca uma máquina fotográfica no timer e pede para as crianças sentarem em um círculo. Com o botão para a foto acionado, os participantes devem passar a câmera de mão em mão, sempre falando o número da rodada que eles estão de frente para a lente. Após todos ou quase todos tiverem suas fotos registradas, olharemos as fotos na televisão.


7. ADIVINHANDO O SABOR

Ela pode ser feita com um participante de cada vez ou com todas ao mesmo tempo. Os participantes devem ficar com os olhos vendados, enquanto tentam descobrir qual é o alimento que estão comendo. Para o caso dos pequenos, uma boa ideia é usar comidas saudáveis, para que eles experimentem e se acostumem com esses sabores.


8. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Você pode fazer essa brincadeira de duas formas diferentes: a primeira é com o recreador começando uma história e os participantes continuando. A outra é escrever o nome de objetos em vários papéis e conforme a história for sendo contada, os participantes vão tirando esses papéis e precisam encontrar uma forma de incluir aquele nome/objeto na história.


9. CUSTOMIZAÇÃO

Os participantes podem decorar pantufas, camisetas, bolsas, nécessaires ou outros itens da forma que acharem mais legal. Podem ser usadas tintas, broches e outros materiais. Quando estiver pronto, o item customizado pode inclusive servir como lembrancinha da Festa do Pijama.


10. FUTVÔLEI COM BALÃO

Improvise uma rede com barbante, siga as regras de não deixar o balão cair, formem duplas e bora jogar futevôlei com balão.


11. OBSTÁCULOS

Você precisa apenas de um corredor. Basta usar barbantes ou uma fita para fazer obstáculos. O objetivo é passar pelo corredor sem encostar no barbante ou na fita.


12. BOLINHAS NO COPO

Encher copos com água e use uma bolinha (de tênis de mesa). Coloque os copos em fileira (um atrás do outro) e a bolinha dentro primeiro copo (lembrado que todos os copos tem que ser do mesmo tamanho e cheios com a mesma quantia de água: até quase transbordar). O objetivo é soprar a bolinha de copo em copo, até chegar no último. E se ela cair, tem que começar tudo de novo. Você pode fazer uma fileira de copos para cada participante ou fazer uma só e deixar eles se revezando, assim, quem terminar primeiro ganha.


13. TABULEIROS, CARTAS, VIDEOGAME

Para um público um pouco mais velho, algumas boas ideias de brincadeiras para Festa do Pijama é aproveitar o videogame, jogos de tabuleiro ou cartas. Algumas dicas de jogos são: Uno; Banco Imobiliário; War; Imagem & Ação.


14. CINEMINHA

E é claro que não pode faltar alguns bons filmes. Ok, não é bem uma brincadeira, mas é uma ótima atividade para Festas do Pijama. Se os participantes forem um pouco mais velho, pode até mesmo separar alguns de terror. Mas é claro, tudo seguindo a classificação etária.


15. DESFILE DE MODA

Outra atividade de interesse das meninas, elas amam essa brincadeira para Festa do Pijama. E se tratando de brincadeira, vale até usar toalhas e lençol para improvisar o Look. Providencie tudo o que você puder para o desfile, como roupas sapatos, bolsas, tiaras. Os recreadores podem ser as camareiras, e ficar responsável pelos penteados, maquiagem e vestuário. Coloque um fundo musical, baixo e suave. Escolha alguém que apresente as participantes dando a elas oportunidade para desfilarem. Se tiver vários recreadores, prepare também um júri, para que escolham a apresentação melhor. Não esqueçam de tirar as fotos para recordarem depois


16. LABORATÓRIO DE SUCO

Deixe vários ingredientes prontos na cozinha (frutas picadas, agua, leite etc). Os participantes escolhem o que colocar no liquidificador e fazem o próprio suco. Será que vai ficar gostoso? Lembrando que a utilização do liquidificar ficará a cargo do recreador.


16. KARAOKE

As crianças adoram cantar em grupo! Faça competições e marque as pontuações. Podem ser individual, em duplas ou em grupos.


17. BALADINHA

Basta deixar o local à meia luz, dar lanternas, pulseiras de neon aos participantes e colocar uma playlist no Spotify ou Youtube que a festa e diversão é com eles!


18. RODA DE LEITURA

Para acalmar os participantes (antes de dor ir) coloque vários livros diferentes em um canto da Festa do Pijama. Em um determinado momento, elas deverão escolher qual história querem ouvir ou mesmo ler (se forem maiores).


19. OFICINA DE COMIDA

A ideia é deixar que os participantes coloquem as mãos na massa. Eles podem, por exemplo, enfeitar cupcakes com glacês e confeitos ou podem moldar bolinhas para fazer pequenos cookies! Só tome cuidado para garantir a segurança durante todo o processo e não deixe que elas fiquem perto de eletrodomésticos que oferecem riscos, como o fogão.


20. PINTURA

Distribua folhas sulfites ou desenhos para colocar. Tenha lápis de cor ou giz de será e deixe a criatividade artística com os participantes.


21. DOBRADURA

Faça uma oficina de dobraduras. Tenha papel e muita paciência, pois pode demorar até os participantes aprenderem. Se souber, faça origamis, eles podem servir como lembrança da Festa do Pijama.



QUER APRENDER A CRIAR SUAS PRÓPRIAS ATIVIDADES RECREATIVAS?

CLIQUE ABAIXO E CONHEÇA O MEU E-BOOK PERFEITO PARA VOCÊ.


Se você tiver dúvidas ou contribuições, por favor, insira nos comentários. Ela poderá ajudar tantas outras pessoas!

CLIQUE EM - LISTA VIP - E RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU E-MAIL

Professor Mestre Cleber Junior


235 visualizações