top of page

ATIVIDADES RECREATIVAS PARA O NATAL (TEMÁTICA)

Atualizado: 19 de jun. de 2023


Atividades Recreativas para o Natal

ATUALIZADO EM 05.12.2022


O Natal está chegando e nada melhor do que realizar atividades recreativas temáticas em hotéis, colônia de férias, empresas, festas de aniversário ou em família.


Diante da necessidade e as várias solicitações de recreadores sobre esse tema, resolvi apresentar abaixo algumas atividades recreativas com a temática Natalina.



IDEIAS DE ATIVIDADES

1. BONECO DE NEVE

Materiais: caneta preta e prato branco de papelão

Desenvolvimento: separe os participantes em duplas. Cada um deve segurar o prato de papel na própria testa com uma das mãos. Com a outra, ele deverá segurar a caneta, e desenhar um boneco de neve, orientado por sua dupla, a qual estará vendo o prato, na testa do companheiro, mas, não poderá fazer nada, a não ser orientá-lo no desenho.



2. ÁRVORE DE NATAL HUMANA

Materiais: papel, tnt ou tecido verde para cobrir a pessoa, pequenos enfeites de natal.

Desenvolvimento: escolha um participante como voluntário, para ser transformado em árvore. Ele deverá ficar parado, com um pano, tnt ou papel verde, cobrindo seu corpo. Enquanto isso as demais pessoas deverão colar seus enfeites nele como se fosse uma árvore de verdade. Para dar mais dinâmica a atividade, formam-se duas equipe, vence a equipe que a árvore humana estiver mais enfeitada e bonita.



3. ÁRVORE DE NATAL DE COPOS

Materiais: copos de plástico resistentes, de preferência na cor vermelha e verde.

Desenvolvimento: em uma mesa com vários copos, separe os participantes, e dê oportunidade de um a um construir sua árvore. Meça a altura da árvore e o tempo que cada um gastou para construí-la, e anote para fazer a comparação. Vencerá o que construir a maior árvore de copos no menor tempo.


4. BOLINHA QUENTE

Materiais: lembranças de natal ou guloseimas, som.

Desenvolvimento: embrulhe essas lembrancinhas, forme um círculo com os participantes e deixe a música natalina tocar. Quando ela parar, a pessoa que estiver com a lembrancinha na mão sai da brincadeira, mas levando consigo o presente. Uma variação da brincadeira tradicional: batata quente.


5. O QUE TEM NO CHAPÉU DO PAPAI NOEL?

Materiais: vendas, chapéus de papai Noel e brindes

Desenvolvimento: sobre a mesa, coloque os chapéus em fileira. Debaixo dele cole com fita adesiva, um pequeno brinde. Pode ser um chocolate, um brinquedo, chaveiro ou outras coisas que tenham como ficar escondidas lá. Deixe que os participantes apalpem, com os olhos vendados, e tentem descobrir o que tem lá debaixo. Se acertarem, ganham o brinde.



6. IMAGEM E AÇÃO NATALINO

Materiais: papel e caneta

Desenvolvimento: para quem não se lembra do jogo Imagem e Ação, nele os participantes precisam adivinhar uma palavra ou verbo através de mímicas ou desenho. Faça a versão do jogo apenas com palavras relacionadas ao Natal para uma diversão garantida em família! Você pode dividir os convidados em dois grupos grandes, e cada hora uma pessoa do grupo fica responsável por tirar um papel e fazer mímica ou desenho do que estiver escrito nele para o seu grupo adivinhar. Marque o tempo, e se o grupo adivinhar dentro desse tempo pré-determinado, eles ganham um ponto, senão o outro grupo pontua. Você pode pesquisar antes na internet por palavras de Natal e colocar em um saquinho, pedir para que os participantes escolham o que vão fazer na hora ou até mesmo pedir para cada um escrever uma palavra em um papel e usá-las na hora da brincadeira.



7. QUANTOS ORNAMENTOS TEM NA ÁRVORE DE NATAL?

Materiais: árvore de natal montada

Desenvolvimento: essa é uma brincadeira que todos os participantes podem participar ideia para atividades em hotéis. Conte previamente quantos ornamentos têm na sua árvore de Natal, e pergunte aos participantes quantos ornamentos eles acham que a árvore têm. Anote em um papel ao lado do nome do participante e o chute dele (se for hotel, anote o número do quarto, para posteriormente entregar o prêmio, caso ele acerte). No momento que achar mais ideal, você anuncia o resultado e o ganhador, nesse caso a pessoa que mais se aproximar do número real ou acertá-lo. O prêmio fica a seu critério, desde que tenha relação com o Natal.



8. OS 7 ERROS DA ÁRVORE DE NATAL

Materiais: árvore de natal, ornamentos, presentes

Desenvolvimento: é a variação do jogo 7 erros que há em revistinhas. Porém, ao invés de se analisar as imagens, analisaremos a própria árvore de Natal da seguinte forma: todos os participantes precisam analisar a árvore de Natal por um minuto, observando cada um de seus detalhes; Após esse tempo, o recreador retirará todas as pessoas do local e enquanto isso mudar sete itens da árvore; Cada um dos participantes falará quais mudanças na árvore reparou; Quem acertar todas as alterações, ganha o jogo.



9. CAÇA AO TESOURO

Que tal esconder alguns presentes extras pela casa? As crianças (e os adultos) vão adorar. E não precisa ser nada caro! O que vale é a intenção, a brincadeiras de Natal e a diversão no fim das contas. Faça bilhetinhos indicando o local e deixe que as crianças encontrem as dicas. Você pode esconder algumas pistas faltas ou caixas vazias para aumentar a diversão. Depois que eles acharem o tesouro, a recompensa pode ser alguma guloseima.



10. EXPOSIÇÃO DE NATAL

Outra atividade que pode render um pouco de bagunça, mas vai garantir um bom entretenimento. Você pode escolher o tema ou deixar com que os pequenos soltem a imaginação e façam trabalhos surpreendentes. Pegue algumas revistas antigas, papel sulfite, lápis, canetinha, cola, tesoura (sem ponta), cordões e barbantes e peça para as crianças fazerem colagens. Ou ainda aproveite materiais recicláveis para esta brincadeira de Natal. Peça para que eles reproduzam aquilo que querem ganhar de presente. Assim eles usam a imaginação e gastam uma boa parte do tempo pensando em como construir o tão sonhado brinquedo. Vale qualquer categoria de material, inclusive recicláveis para que eles transformem em obras de arte. Num determinado momento da festa, faça uma exposição e peça para que cada um deles apresente a sua arte.



11. TÚNEL DO TEMPO

Que tal aproveitar as lembranças dos familiares mais velhos que estarão presentes na festa e pedir para que eles ensinem as crianças quais eram suas brincadeiras favoritas? Pode ter certeza que serão muitas as opções de brincadeiras de Natal e todos poderão entrar na roda. Você pode comprar um peão e pedir para quem já brincou mostre como se faz e ensine os mais novos. Outras opções são o dominó; bolinha de gude; amarelinha; passa anel; peteca e muitos outros. Coloquem a cabeça para funcionar e relembrem os velhos tempos com a juventude.


12. CORAL NATALINO

Junte as crianças e os adultos para ensaiar um coral. Não precisa ser nada muito profissional, o que vale é a diversão. Escolham a música que vocês querem cantar (pode ser uma natalina clássica ou outra de preferência). Escreva a música (ou coloque em um computador ou celular) e peça para que a meninada ensaie. Um pouco antes do Natal, para abrir o apetite, organize a apresentação para todos ouvirem!


13. PAPAI NOEL MANDOU

Essa é muito no estilo “pagar mico” e fazer com que todos deem muitas gargalhadas. Uma excelente opção de brincar no Natal que pode envolver todos os familiares e não apenas as crianças. Prepare uma caixinha com atividades divertidas, coloque dentro dela papéis contendo o que cada pessoa deverá fazer, fecha-a bem. Alguns exemplos são: imitar um gato, imitar um animal ou uma pessoa da festa, pular numa perna só, cantar uma música bem engraçada, ficar mudo e tentar fazer com que alguém diga o seu nome para voltar a falar e muitas outras opções. Seja criativo, sempre!


14. ONDE ESTÁ O SINO? Materiais: Você vai precisar de 6 caixas (pode ser de chá, sapato, leite, etc...) e um sino. Desenvolvimento: Crianças em círculo. Coloca-se as 6 caixas no centro do círculo. É pedido que uma das crianças se retire da sala com o auxiliar. O professor esconderá o sino embaixo de uma das caixas. A criança deverá adivinhar onde o sino está. Se a criança acertar tocará o sino e ganhará um incentivo natalino, caso erre volta ao círculo e outra tomará seu lugar. O jogo continua até que todas as crianças tenham participado. Obs.: O sino pode ser substituído por uma meia natalina, uma bola, estrela ou enfeite qualquer.



15. OFICINA DE ENFEITES DE NATAL


16. MONTANDO A ÁRVORE DE NATAL EM FAMÍLIA


17. OFICINA DE CARTÃ DE NATAL







Se você deseja colaborar com esse post ajudando outros recreadores. Escreva nos comentários o nome da atividade e a descrição dela que atualizo o post dando crédito para você. Se você tiver dúvidas ou contribuições, por favor, insira nos comentários. Ela poderá ajudar tantas outras pessoas!

Te ensino o que ninguém te ensina sobre Recreação para ti se transformar em um Recreador de Sucesso

O Professor Doutorando em Educação Física e Mestre em Ensino Cleber Junior é Mentor de Empresas de Recreação e Recreadores com mais de 1.7 milhões de visualizações em seus vídeos no Youtube. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil e do curso online o Recreador do Futuro. Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital. Cristão. 🚀 Te ensino o que ninguém te ensina sobre Recreação.

8.087 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page