top of page

LISTA DE TODAS AS ÁREAS PARA ATUAR COM RECREAÇÃO

Atualizado: 18 de dez. de 2020



Antes de apresentar as áreas para atuar com recreação, preciso fazer um alinhamento, assim todos podem ter como ponto de partida alguns conceitos fundamentais. Vamos lá:


O que é Recreador?


É aquele que interage com pessoas, sobretudo com grupos, diretamente. Este traduz a cultura elaborada em atividades de recreação e lazer capazes de atrair e mobilizar pessoas sob a forma de programações fixas, regulares ou de eventos, dispondo para isso, da sua capacidade de sintonizar com o gosto do público. Devem gostar de gente e de cultura e ainda, ter presente a sensibilidade da ludicidade e a capacidade de interpretar as expectativas do grupo, desenvolvendo na sua plenitude a ação pedagógica e didática do educador “não formal”. (ABRE, 2004).

Já segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO 3714-10) tem com DESCRIÇÃO SUMÁRIA a de promover atividades recreativas diversificadas, visando ao entretenimento, à integração social e ao desenvolvimento pessoal dos clientes. Para tanto, elaboram projetos e executam atividades recreativas; promovem atividades lúdicas, estimulantes à participação; atendem clientes, criam atividades recreativas e coordenam setores de recreação; administram equipamentos e materiais para recreação. As atividades são desenvolvidas segundo normas de segurança.


Se quiser saber mais, confira meu texto completo clicando aqui e o texto que escrevi para a ABRE - Associação Brasileira de Recreadores clicando aqui.

Para mim, Cleber Mena Leão Junior, "Ser recreador é tornar real e palpável o imaginário das pessoas. É externar de forma prática o desejo de cada um indiferente da idade" (LEÃO JUNIOR, 2018).



Agora te apresento um lista de possíveis e reais áreas para se trabalhar com recreação.


- Acampamento e Acantonamento

- Festa Infantil e Buffets

- Estudo do Meio, Ecoturismos, Educação Ambiental

- Hotel, SPA e Resorts

- Navios de Cruzeiro Marítimos

- Clubes e Condomínios

- Viagem de Formatura

- Espaços Infantis

- Festas, Eventos, Mega Eventos, Convenções

- Empresas

- Ônibus

- Colônia de Férias

- Associações, ONGs e Igrejas

- Hospitais

- Brinquedoteca

- Instituições de Ensino

- Espaços Públicos

- Gamificação

- Asilos

- Praias

- Recreador de Interação Online

Sabe de mais algum? Escreve nos comentários para eu incluir no texto! Sua ajuda será incrível!

O Professor Mestre em Ensino Cleber Junior é Mentor de Recreadores com mais de 1 milhão de visualizações em seus vídeos no Youtube. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil e do curso online o Recreador do Futuro. Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital. Cristão. 🚀 Te ensino o que ninguém te ensina sobre Recreação.

348 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page