top of page

O FUTURO DA RECREAÇÃO

Atualizado: 4 de mai. de 2023



Quem me acompanha sabe que sempre posto algo atual e que vai ajudar os Recreadores do Brasil. Logo, desde o início de 2020 eu penso em escrever algo sobre essa temática, porém tivemos alguns acontecimentos globais que impossibilitaram a curto prazo a escrita do texto.


Então, nesse meio tempo, resolvi estudar! E tudo que apresentarei aqui é com embasamento, e não achismo. Mas já dou um spoiler, o futuro da recreação é incrível.


Não tenho pretensão que esse texto seja científico, mas quero me embasar em estudos de grandes segmentos.



VOU TE APRESENTAR 3 MOTIVOS PARA VOCÊ ACREDITAR NO FUTURO DA RECREAÇÃO


PRIMEIRO MOTIVO

Em 2013, mais precisamente, no dia 17 de Setembro (nessa época eu tinha meu primeiro livro publicado: Manual de Jogos e Brincadeiras) os autores Carl Benedikt Frey e Michael A. Osborne publicam o artigo THE FUTURE OF EMPLOYMENT: HOW SUSCEPTIBLE ARE JOBS TO COMPUTERISATION? na oxford martin.


O artigo apresenta uma lista de 702 profissões. Em último lugar está o Operador de Telemarketing, e em primeiro lugar, qual profissão vocês acreditam que está? Sim, essa mesmo: Recreational Therapists (termo utilizado no artigo) seria o Terapeuta Recreativo, ou simplesmente, Recreador.

RECREATIONAL THERAPISTS

Esse estudo diz respeito as profissões do futuro que tem mais probabilidade de serem substituídas pelas tecnologias, ou seja, um trabalho que o ser humano não vai mais realizar, e sim, uma máquina.


O ranking foi de 1 até 702, sendo o número 1º Recreação com a menor (0.0028) probabilidade de ser substituído por uma máquina, isso nos mostra o poder que a Recreação e a interação tem nas relações humanas. E na outra ponta, o Operador de Telemarketing em 702º com a maior (0.99) probabilidade de ser substituída pelas tecnologias, ou seja, um trabalho que o humano não vai mais realizar.





SEGUNDO MOTIVO

Em 2018, a Via Carreia, apresentou 41 tendências para investir, ou seja, tendências para o mercado de trabalho. Segundo eles, os estudos apontam que robôs devem substituir aproximadamente 800 milhões de empregos até 2030. Por esse motivo, saber quais serão as profissões do futuro não é apenas uma questão de matar a curiosidade ou verificar quais teorias de filmes de ficção científica serão comprovadas, mas sim facilitar a escolha de uma possível carreira ou especialização.


Já ouviu falar na 4ª Revolução Industrial? Para alguns pesquisadores e teóricos, com a ajuda das tecnologias digitais, ela já está acontecendo e modificando a forma como nos comunicamos, relacionamos e trabalhamos. A Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, a Realidade Aumentada e a Automação são alguns dos elementos que estão mudando a mercado de trabalho e influenciarão diretamente na definição de quais serão as novas profissões do futuro.


Dentre as 41 profissões do futuro, em 9º lugar eles apresentam os PROGRAMADORES DE ENTRETENIMENTO PESSOAL.


Segundo eles, esses programadores têm como intuito prestar um serviço de consultoria, ou seja, que ajude os seus clientes na escolha de shows, séries, restaurantes e tudo que esteja ligado ao entretenimento e lazer. Isso acontecerá por meio de um mapeamento focado em hábitos de buscas. Empresas como Google, Facebook e Amazon já possuem esses programadores, e a estimativa é que até 2030 muitas empresas se adequem para esse tipo de serviço.


PROGRAMADORES DE ENTRETENIMENTO PESSOAL

Eu, com minha experiência, vendo a prática que essa profissão oferece, creio que os PROGRAMADORES DE ENTRETENIMENTO PESSOAL nada mais são do que RECREADORES. Nós conhecemos esse universo do entretenimento, nós poderemos ser as pessoas/recreadores que prestaram esse serviço de consultoria.


Pensa comigo, você organizará a agenda de entretenimento do seu cliente, desde melhor lugares para sentar em uma peça de teatro, trazer o que há de novo do entretenimento, até realizar ações que envolvam esse entretenimento. Um gestor do entretenimento.



TERCEIRO MOTIVO

Em 2020, o site Exame, traz uma matéria escrita por Luísa Granado, em que apresentam 96 profissões do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial em Davos, na quarta, dia 22 de Janeiro de 2020.


Esse relatório afirma que profissões emergentes podem criar até 1,7 milhões de novas oportunidades de emprego em 2020 e 6,1 milhões até 2022.


O relatório “Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy” é o resultado de uma parceria do New Metrics CoLab, do Fórum Econômico Mundial, com cientistas de dados das empresas Burning Glass Technologies, Coursera e LinkedIn.


A adoção de tecnologias junto a tendências globais, como a emergência climática, mostra uma demanda mista de habilidades digitais e humanas para o futuro do trabalho, com carreiras surgindo em áreas diversas e organizadas em sete principais grupos nessa análise.


Em cada área, foi feita uma “escala de oportunidades” com a medição de novas vagas para cada 10 mil novos postos de trabalho pelo mundo. Para 2020, a estimativa é que as sete áreas representem 506 de cada 10 mil oportunidades; e a proporção deve subir para 611 até 2022.


Embora o resultado seja uma lista de 96 profissões, algumas terão um crescimento mais acelerado e com maior volume de vagas, enquanto outras terão um volume menor.


No primeiro grupo, o relatório destaca profissionais de Inteligência Artificial, Transcrição Médica, Cientistas de Dados, Especialistas de Sucesso do Consumidor e Engenheiros Full Stack.


Confira as carreiras emergentes e as 10 principais habilidades de cada área:


Saúde

1. Especialista em Transcrição Médica

2. Assessor de Terapia Física

3. Terapeuta de Radiação

4. Treinador atlético

5. Preparador de Equipamentos Médicos

6. Assistente veterinário e de animais de laboratório

6. Fisiologista de Exercício

8. Assistente de Recreação

8. Assistente de Cuidados Pessoais

8. Terapeuta respiratório

11. Assistente médico

12. Treinador de Fitness e Instrutor Aeróbico

13. Técnico de Saúde e Segurança Ocupacional

13. Auxiliares de Enfermagem

13. Funcionários de suporte na saúde






ASSISTENTE DE RECREAÇÃO

Agora, vou me atentar no que diz respeito a RECREAÇÃO. Se você é um bom leitor, conseguiu verificar que em 8º lugar está a profissão ASSISTENTE DE RECREAÇÃO. Que nada mais é do que conhecemos e atuamos com a RECREAÇÃO.


Outra análise, é que o ASSISTENTE DE RECREAÇÃO está ligado a SAÚDE, mais um vez, isso demonstra que nossa área de atuação será valorizada, requisitada e necessária para a vida das pessoas.



RECREADOR: TENHO 2 RECADOS DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO PARA VOCÊ

Para você que tem pensando em desistir da área da recreação - repense e persista - há um futuro promissor nessa área.


Para você que não sabe como será a recreação no futuro - repense e se atualize com cursos online - há um futuro promissor nessa área que vai exigir novas formas de atuar e de se manter no mercado. Clique abaixo e confirma o curso.



REFERÊNCIAS






O Professor Mestre em Ensino Cleber Junior é Mentor de Recreadores com mais de 1 milhão de visualizações em seus vídeos no Youtube. Criador da 1ª formação online para o Recreador de Sucesso no Brasil e do curso online o Recreador do Futuro. Prêmio Melhor Produção de Conteúdo e Influência Digital.

704 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page