RECREAÇÃO ONLINE: ARE YOU READY?

Atualizado: Nov 3



Pois é! Recreação Online. Quem imaginaria, hein?


Deixa eu te contar algo:


Por meio dos estudos, reflexões e práticas ao qual eu vivenciava com as tecnologias em 2011, eu comecei a estruturar uma atualização das classificações existentes sobre "Jogos e Brincadeiras", e em 2013, eu publico no meu livro "Manual de Jogos e Brincadeiras: atividades recreativas para dentro e fora da escola" pela Editora Wak uma nova classificação intitulada: Jogos e Brincadeiras Contemporâneas, que por conceito, basicamente é:


à utilização dos jogos eletrônicos como ferramenta interativa (utilizando os jogos eletrônicos de videogames, computadores, tablets, celulares individualmente ou em grupo) com o objetivo educacional. Outra forma é transpor as atividades dos jogos eletrônicos para as atividades práticas (jogar tênis no Nintendo Wii e depois jogar tênis na quadra) com o objetivo de utilizar os jogos eletrônicos como fator motivacional para realização das atividades práticas. O seu desenvolvimento está relacionado à tecnologia contemporânea e está em constante mudança pela descoberta de novos aparatos eletrônicos (LEÃO JUNIOR, 2013, p. 27).




Uau… mal sabia eu que, 7 anos depois, esse conceito seria amplamente colocado em prática de forma efetiva pelos Recreadores no que chamamos hoje de Recreação Online.


Friso aqui o último parágrafo do conceito, para justificar a aplicabilidade prática desta teoria apresentada em 2013:


O seu desenvolvimento está relacionado à tecnologia contemporânea e está em constante mudança pela descoberta de novos aparatos eletrônicos (LEÃO JUNIOR, 2013, p. 27).


E é exatamente isso que aconteceu em 2020 pelo crescimento exponencial das tecnologias. A Recreação Online ocorre por meio de novos aparatos eletrônicos, como por exemplo, as salas de reuniões como google meet, zoom ou pelas redes sociais como instagram, ou até mesmo, por chamada de vídeo pelo aplicativo whatsapp.


Porém, o mais interessante é que desde 2013 a essência da interatividade não se perdeu. Um princípio básico da Recreação Online é que haja a interatividade. Caso contrário, será como ouvir um rádio, ler um livro, assistir uma novela, um vídeo no youtube ou Netflix. O lado da tela faz tudo e o outro lado, o ser humano, só contemplante e reproduz.


Falando em interatividade, é por isso que eu gosto da ideia da www.kiids.live que é a primeira plataforma de vídeo recreação do Brasil. Eles conectam recreadores a famílias, com recreações interativas.


Faça como dezenas de alunos do curso online o Recreador do Futuro e crie tendências. Invista em você, pois o futuro é o amanhã, e se você não estiver preparado, certamente ficará para trás!

PENSE NISSO... PENSE COMO DANI!



OK! VOCÊ ACREDITA QUE A RECREAÇÃO ONLINE É APENAS UMA ALTERNATIVA, CERTO?

O problema aqui não está relacionado a sua crença, mas a sua aplicabilidade visando oportunidades. Vou te contar uma história:


Quando a televisão chegou apresentando uma nova experiência de entretenimento, alguns acreditavam que a rádio acabaria, outros que a televisão não passaria de uma febre e outros que eles deveriam acompanhar essa tendência futura.


O que aconteceu? A rádio não acabou e não foi apenas uma febre. Muito pelo contrário, a televisão veio de forma esmagadora e ganhou seu espaço. Quem não acompanhou a tendência faliu. Quem acompanhou, continua no mercado. Hoje há programas de rádio televisivos, como por exemplo, o Pânico.


Quando o youtube chegou apresentando uma nova forma de entretenimento, alguns acreditavam que a rádio e a televisão acabaria, outros que elas não passariam de uma febre e outros que eles deveriam acompanhar essa tendência futura.


O que aconteceu? A rádio e a televisão não acabaram e não foi apenas uma febre. Muito pelo contrário, o youtube veio de forma esmagadora e ganhou seu espaço. Quem não acompanhou a tendência faliu. Quem acompanhou, continua no mercado. Hoje há programas de rádio e televisão na internet e no youtube.


Essa reflexão eu faço com a Recreação:


Agora que a Recreação Online chegou apresentando uma nova forma de entretenimento, alguns acreditam que a recreação presencial vai acabar, outros que a Recreação Online não passará de uma febre e outros que eles devem acompanhar essa tendência futura.


Entendeu né?


Bom, sinceramente eu não acredito que a Recreação Presencial vai sumir e que a Recreação Online vai assumir de vez o mercado. Para saber mais clique e leia o texto O Futuro da Recreação para ti entender de forma científica sobre o que eu estou falando.



Porém, o que fica muitíssimo claro para mim é que a Recreação Online, a partir de agora, deverá ser um novo produto que você Recreador ou Empresa de Recreação deverá investir esforços para conhecer, entender, estruturar, nichar o público contemporâneo, aprimorar, testar, praticar, e o mais importante, saber como apresentar e vender.


Não é como eu tenho visto por aí (em sites e redes sociais). Se você Recreador ou Empresa de Recreação acha que basta você simplesmente pegar a teoria de uma Recreação Presencial, e embalar para vender uma Recreação Online, você realmente não sabe o que é Recreação Online e não sabe a necessidade do seu cliente, pois não conhece esse consumidor. Se você continuar agindo assim, você estará extremamente equivocado.


Não estou dizendo que está errado e que você não vai conseguir vender, mas estou dizendo é que assim, você está dando murros em ponta de faca. Pois com a técnica e conhecimento correto, é como se eu tirasse essa faca. Seria mais efetivo. Uma dica de curso você encontra aqui.


LEIA TAMBÉM

UM ALERTA

SEJA ORIGINAL, NÃO A "COPY"


Se você tiver dúvidas ou contribuições, por favor, insira nos comentários. Ela poderá ajudar tantas outras pessoas!

REFERÊNCIAS


LEÃO JUNIOR, Cleber Mena. Manual de Jogos e Brincadeiras: atividades recreativas para dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.




161 visualizações

Copyright Mestre Cleber Mena Leão Junior  |  Maringá, Paraná, Brasil  |  CEP: 87083-500